Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Liberação de Gás Acetileno
Componentes:Gabriele,Luana,Meryenn e Miliane

Usando uma pedra de carbureto de cálcio, água e fósforos vimos como funciona a liberação de gás acetileno.
Primeiramente foi demonstrado que a pedra de carbureto não é inflamável quando só em contato com o fogo, somente teve uma variação de cor amarelada.
Em seguida adicionamos água a pedra, ela começa a reagir produzindo bolhas e aumento de temperatura , liberando assim o acetileno que é inflamável , agora em contato com o fogo a pedra demonstra que está emitindo-se uma determinada combustão produzida pelo acetileno, vai sendo liberado o cálcio da pedra que forma um liquido brando em volta.
E assim observando começa a sair uma foligem negra.
Quanto mais se bota água mais entra em combustão, e vai tirando toda a energia de dentro da pedra, com isso o delta H é negativo e está reação é exotérmica.
O odor desagradável é a liberação do acetileno.
Para apagar o fogo é necessário colocar areia sobre a pedra em chamas, porque quanto mais água adicionarmos mais a pedra libera energia e pega mais fogo,ou então esperar acabar a liberação do acetileno que acaba o fogo.Assim descobrimos que a água nem sempre apaga o fogo. :)

8 comentários:

  1. Fazer essa experiência foi muito divertido e diferente, pois descobrimos que nem sempre a água apaga o fogo.Fazer aulas práticas é a melhor forma de aprender porque participamos mais das aulas e fazemos com nossas próprias máos e assim prestamos mais atenção e entendemos melhor o que estamos fazendo...O único ponto negativo é o mal cheiro mas isso é o de menos...

    Gabriele Cruz

    ResponderExcluir
  2. Foi muito empolgante ter feito está experiência, pois eu nem sabia que está pedra existia e que ela poderia fazer tudo isto, muito legal ver os acontecimentos do carbeto de cálcio (CaC2), em contato com água, a fervência que ocorre, bem entusiasmante, pois eu nunca tinha visto algo assim e que tivesse um mal cheiro tão grande, hehehe ... Posso dizer que foi uma das experiências que mais gostei e me interessei, e que nem sempre a água ajuda a apagar um fogo, e sim, outras vezes somente ajuda a causar mais, depois do vídeo tivemos que pegar BASTANTE areia pra apagar o fogo, neste caso é o que ajuda...

    Meryenn B. Wilkens

    ResponderExcluir
  3. Esse video é bem legal por cauda da reação q ele causa, além de dar um cheiro orrível, agente percebe que ele vai mudando o estado físico dele também, e em cada etapa da experiência ele vai mudando uma coisa diferente, mais o objetivo mesmo é ascender o fogo, e o mais interessante que eu acho é que a água é o combustível, quanto mais água posta em cima da pedra mais a chama do fogo aumentaa, bem legal e muito interessante.

    Brenda Ignácio Fontes '

    ResponderExcluir
  4. O vídeo ficou muito bom, essa experiência já haviamos feito em uma aula prática,achei muito interessante pois não imaginei que entre uma pedra e água poderia causar essa reação que poderia acontecer isso tudo e que junto com o fósforo pegaria fogo e a água ao invés de diminuir a chama ela aumenta,e sem falar no gás que é liberado com um cheiro bem forte e é importante também que após a pedra queimar totalmente junto com a água ficam resíduos de cálcio.

    Amanda Nunes Alcarás

    ResponderExcluir
  5. Esta experiência tínhamos feito em aula mas, decidimos escolhe-la novamente por que achamos interessante o resultado. Achei curioso o fato da água ao invés de apagar o fogo aumentou mais, pois a água nesse caso é um combustível para a pedra Carbureto de Cálcio. E também o interessante é que para poder apagar o fogo é utilizar areia ou então deixa-la apagar sozinha, mas o cheiro que isso causa é repugnante e nojento. Adorei a experiência em si, porque nos mostra que apesar da ocasião o que é certo acaba sendo errado.

    Por: Miliane D'avila Gomes

    ResponderExcluir
  6. Esta experiência é realmente incrível,adorei quando a fizemos em aula. Entretanto a reação do carboreto de cálcio com a água é impressionante, pois a água lhe serve como combustível, de forma que colocando fogo na pedra não acontece nada mais quando adicionamos água ela entra em combustão e dependendo do tamanho da pedra pode causar um grande estrago.
    Mesmo que a nós já tenhamos reproduzido esta experiência em sala , vocês a reproduziram bem também .

    Camila Santos da Silva

    ResponderExcluir
  7. Essa experiencia foi a mais legal de todas ,além divertida, é assustadora ao mesmo tempo. Mostra que nem todas as experiencia são tranquilas, que tem que cuidado.
    Muito mais facil de se entender,melhor que aula prática pois você participa e tem nossa dos efeitos quimicos.
    Luana De Souza Medina

    ResponderExcluir
  8. O gás acetileno,pode ser utilizado para muitas coisa, mas devemos tomar cuidado, pois com uma simples pedrinha cria uma labareda enorme, experiencia muito legal que nos mostra que até a água pode fazer o papel de combustão, e não so outros tipos como a gasolina e etc.. muito bom =)

    Matheus Reis Paz

    ResponderExcluir