Páginas

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Experiência com ácido acético e bicarbonato de sódio .


Esta reação química que vimos no video acontece
porque  o vinagre tem um elemento quimico chamada
 ácido acético,que porduz azetato de sódio e então
 reage com o bicarbonato  de sódio liberando dióxido de carbono
ou seja gás carbónico que vai e fazendo pressão na garrafa,
 até  encher o balão ou até mesmo estoura -ló como vimos no
video .


A Reação química que ocorre é a seguinte :
 NaHCO3 + CH3COOH ? CH3COONa + H2O + CO2(g)

17 comentários:

  1. Achei muito interessante fazer esta experiência, pois a reação do vinagre(ácido acético),com o bicarbonato de sódio é muito interessante ,pois nunca imaginaria que bicarbonato de sódio com vinagre poderia causar uma reação tão peculiar, de forma que os dois juntos formam gás carbônico, e assim, enchendo o balão .

    Camila Santos da Silva

    ResponderExcluir
  2. Adorei o video.Essa experiência é muito interressante pq nunca imaginariamos que o vinagre em contato com o bicarbonato iria causar essa reação...são coisas que temos em casa e que sem o conhecimento poderiamos causar reações quimicas sem saber por que..e o gás que é liberado tem força para encher o balão..muito diferente.

    Gabriele da Silva Cruz

    ResponderExcluir
  3. Quanto vimos a equação NaHCO3 + CH3COOH + CH3COONa + H2O + CO2(g)na sala de aula nem imaginamos o efeito que ela provoca,estamos tão acostumados com a aula teorica,que nem imaginamos que a quimica é alem de teorias.
    Legal a idéia do professor ronnie trazer a quimica além da sala de aula. A experiencia foi enteressante, é legal aprender que podemos fazer esse tipo de experiencia com a nossas coisas do dia dia como vinagre e bicarbonado de sódioe juntos soltam gás carbonico.
    Luana De Souza Medina

    ResponderExcluir
  4. Interessante , que o vinagre tenha com o bicarbonato essa pressão tão grande, e libere essa grande quantidade de gás para encher um balão, achei muito bacana fazer essa experiencia.

    Matheus Reis Paz

    ResponderExcluir
  5. se tem demencia '-' so pode carente você em pora

    ResponderExcluir