Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

WILHELM OSTWALD - 1909 (DESCOBERTAS)


Os cientistas Jöns Jakob Berzelius e Wilhelm Ostwald deram início aos estudos sobre catalisadores no início do século XIX. A velocidade de um grande número de reações é influenciada pela presença de substâncias que permanecem quimicamente inalteradas no processo. Essas substâncias ficaram conhecidas como catalisadores e fazem com que as moléculas reajam com uma velocidade maior, ou seja, aceleram a reação. É importante o fato de que não influenciam na composição e nem na quantidade do produto final da reação. Mas como agem os catalisadores? A ação do catalisador é abaixar a energia de ativação, possibilitando um novo caminho para a reação. O abaixamento da energia de ativação é que determina o aumento da velocidade da reação. No final do processo o catalisador é devolvido intacto, ou seja, sem passar por nenhuma modificação. Catálise é a denominação dada à reação que ocorre na presença de um catalisador. O sistema formado pelo catalisador e os reagentes determina como a catálise vai
ocorrer, sendo que ela pode ocorrer de duas formas: homogênea ou heterogênea. Catálise homogênea: o catalisador e os reagentes constituem uma única fase. NO (g) 2 SO2 (g) + O2 (g) → 2 SO3 (g) Catalisador da reação: NO gasoso. Reagentes: SO2 gasoso e O2 gasoso. Observe que o catalisador e os reagentes possuem uma só fase (gás), ou seja, o sistema é monofásico. Catálise heterogênea: o catalisador e os reagentes possuem mais de uma fase nesse tipo de catálise. Pt (s) 2 SO2 (g) + O2 (g) → 2 SO3 (g) Catalisador da reação: Pt sólido. Reagentes: SO2 gasoso e O2 gasoso.
Nesse caso o sistema é formado pela mistura de SO2, O2 e Pt, sendo assim é difásico porque possui duas fases: gás e sólido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário