Páginas

terça-feira, 24 de maio de 2011

MARIE CURIE - 1911 (CARREIRA)

Em 1898 Marie Curie despertou o mundo com a descoberta de existência de um novo fenômeno. Com a descoberta do rádio ela colocou a disposição dos pesquisadores uma fonte de radiação muito mais intensa do que o urânio e o tório, que permitiram estudos médicos.
O casal Curie foi ao longo do tempo sendo reconhecido , e em 1900 eles já tinham se tornado um dos mais importantes pesquisadores nessa área. Três anos mais tarde ela defendeu a sua tese de doutoramento em física na Sorbonne e foi aprovado com muito louvor, em dezembro do mesmo ano o casal recebeu reconhecimento internacional pelo seu trabalho, ganhando o prêmio Nobel de física, pela descoberta do polônio e do rádio.
 Depois dessa época Marie contribuiu bem menos cientificamente. Ela continuou seu trabalho de pesquisadora mais não obteve tanto sucesso como no começo da carreira, durante a primeira guerra mundial ela se dedicou a aplicações médias dos raios X, e depois da guerra se empenhou –se no trabalho de organizar seu laboratório .
Após muitos problemas de saúde devido sua exposição a radiação acabou a falecer em 1934
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário