Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

JACOBUS HENRICUS VAN ‘T HOFF (PRÊMIO NOBEL DE QUÍMICA)

A Osmose estuda a passagem espontânea de um solvente de uma solução mais diluída para outra mais concentrada através de uma membrana semipermeável.
A pressão osmótica está presente em diversos fenómenos do dia-a-dia. 
O facto das verduras murcharem após serem temperadas com sal acontece porque o sal retira a água das células das verduras.
Outro exemplo, é o do peixe de água salgada que não poderia viver em água doce e vice-versa. Isso provocaria um desequilíbrio entre a pressão osmótica interna do organismo do peixe e a pressão osmótica externa da água.
Jacobus Henricus van't Hoff  foi o primeiro Homem a receber o prémio Nobel da Química.  Foi-lhe  atribuído em 1901 devido ao seu grande contributo, no âmbito do estudo do equilíbrio em sistemas gasosos e em soluções fortemente diluídas. Neste estudo, ele demonstrou que a pressão osmótica, em soluções que sejam suficientemente diluídas, é proporcional à concentração e à temperatura absoluta,provando assim que as leis termodinâmicas são válidas para os gases e também para soluções diluídas. Introduziu o conceito de pressão osmótica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário