Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

EVANTE AUGUST ARRHENIUS – 1903 (PRÊMIO NOBEL DE QUÍMICA)

De acordo com esta teoria, quando uma substância se dissolve em água, vai-se dividindo em partículas cada vez menores, que se dispersam em H2O; em alguns casos, a divisão para as moléculas (partículas neutras), e a solução não conduz corrente elétrica,as moléculas se dividem (disassociam) em partículas ainda menores e dotadas de corrente elétrica, chamada íons; neste caso, as soluções conduzem correntes elétricas. Exemplos: *soluções eletrolíticas, ao contrário, do que é provado, nas soluções não-eletrolíticas.

Assim, de acordo com a teoria de Arrhenius, quando a sacarose se dissolve em água, a divisão para nas moléculas; as partículas dispersas em água são moléculas de sacarose; como estas são neutras, a solução não conduz corrente elétrica. Quando o cloreto de sódio se dissolve em água, a divisão na água, a divisão vai além das "moléculas", cada molécula de NaCl se divide em partículas ainda menores, dispersas com carga elétrica, que são íons de Na + Cl; as partículas dispersas na água são, portanto, íons, e como estes têm carga elétrica, a solução conduz a corrente elétrica. O próprio Arrhenius admitiu que as reações de dissociações eletrolíticas e iônicas, são reversíveis, isto é, realizam-se simultâneamente em dois sentidos:

(* Direto x * inverso) Arrhenius foi o pioneiro a equacionar dissociações Eletrolíticas e Iônicas.

    * NaCl - Na + Cl
    * HCl - H + Cl
    * NaOH - Na + OH

Estabelecido a teoria da dissociação eletrolítica de Arrhenius, os ácidos passaram a ser definidos como substâncias que em solução aquosa se dissossiam iônicamente, libertando como cátions ou íons positivos de hidrogênio (H). Assim o HCl, HNO3, H2SO4 eram ácidos pela teoria de Arrhenius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário